A vaga de incêndios que devasta a Austrália pode ser identificada a partir do espaço, conforme atesta a fotografia acima. Tirada na quinta-feira pelo satélite Himawari-8, da Agência Meteorológica Japonesa, mostra várias colunas de fumo a erguerem-se da costa australiana, escurecendo os céus até à Nova Zelândia.
A Nova Zelândia, que fica a milhares de quilómetros de distância, ficou com os glaciares - habitualmente brancos - num tom caramelo, por causa do fumo, de acordo com os serviços de meteorologia e a comunicação social locais.
Na galeria acima, pode ainda ver imagens de satélite feitas em dezembro, um mês depois de iniciada a temporada de incêndios no país.
Recorde-se que, desde o início da temporada de incêndios, mais de 1.300 casas foram reduzidas a cinzas e 5,5 milhões de hectares foram destruídos, o que representa uma área maior que a de um país como a Dinamarca ou a Holanda.
Desde setembro, os incêndios na Austrália já provocaram a morte de pelo menos 20 pessoas, mas o balanço poderá subir, já que as autoridades de Victoria avisaram hoje que há 28 pessoas desaparecidas naquele estado.
As autoridades já avisaram que são esperadas fortes rajadas de vento e temperaturas acima dos 40°C no próximo sábado.