O surto de Covid-19 impõe uma série de desafios que, quer estejamos preparados ou não, continuarão a exigir muito da comunidade. Os períodos de quarentena e de auto-isolamento estão entre eles mas, nesta fase, esclarecer as dúvidas mais frequentes continua a ser uma prioridade.
É por isso que a Direção-Geral de Saúde (DGS) lançou um site específico para a Covid-19. Neste site poderá não só encontrar resposta às dúvidas mais frequentes - o que são os coronavírus, qual a origem, os sintomas e os meios de de transmissão - como também saber quais as principais zonas de transmissão dos últimos dias.
As medidas de higiene e de etiqueta respiratória continuam a ser questões levantados por muitos internautas e, neste site, a DGS responde a algumas delas. Bloquear espirros e tosse com o antebraço, lavar as mãos durante mais de 20 segundos sempre que entrar em contacto com a sua cara ou com pessoas doentes e evitar partilhar objetos pessoais são alguns dos conselhos.
O site da DGS para a Covid-19 também contém um mapa interativo para atualizar os internautas sobre a evolução da doença em Portugal. Além de indicar quais as zonas com maior número de infetados, o mapa em questão permite-lhe saber o número de pessoas com a doença, os casos suspeitos e ainda quantas pessoas recuperaram.
A desinformação continua a ser um desafio para todos os que queiram saber formas de combater a doença, com estas plataformas com informação fidedigna a serem a melhor forma de estar preparado e atualizado.