Jornalismo e informação sem censura ganham biblioteca… em 'Minecraft'
O projeto pretende providenciar informação a gerações mais novas.
© DDB Berlin / BlockWorks / MediaMonks
A liberdade de expressão e o jornalismo livre, sem censura, são muitas vezes tidos como dados adquiridos, sem consciência que podem estar ou vir a ser ameaçados. Contudo basta-nos olhar para casos como a China e a Rússia para percebermos que nem todos desfrutam de informação tão acessível como deveriam.
Curiosamente, é aqui que entra ‘Minecraft’. Mais conhecido como um jogo e um dos títulos mais influentes da última década, ‘Minecraft’ tem sido usado em diversas áreas enquanto ferramenta, com o ensino a ser uma das mais notórias. Foi por isso que o Repórteres sem Fronteiras (em conjunto com o BlockWords e o MediaMonks) decidiu criar a Uncensored Library, uma ‘biblioteca’ em ‘Minecraft’ que dá acesso livre a artigos de publicações que costumam ser bloqueadas nos seus respetivos países.
A biblioteca assemelha-se a um museu neo-clássico com áreas dedicadas a países com imensos livros espalhados para leitura de qualquer interessado. De notar que a biblioteca não pode ser destruída e só pode ser editada pelos responsáveis.
“Providenciar acesso a informação independente a pessoas mais jovens espalhadas pelo mundo através de um meio com o qual podem interagir. Os jornalistas de cinco países diferentes têm agora um sítio onde podem fazer-se ouvir, apesar de terem sido banidos, presos, exilados ou mesmo mortos. Os seus artigos proibidos foram republicados enquanto livros em ‘Minecraft’, dando aos leitores a oportunidade de se informarem sobre as situações políticas reais nos seus países e aprenderem a importância de liberdade de imprensa. Vamos dar poder à próxima geração de defender o seu direito a informação e dar-lhes uma poderosa ferramenta para comprar líderes opressivos: conhecimento”, pode ler-se no site oficial do projeto, onde também pode descarregar o mapa da Uncensored Library.
Abaixo pode ver um pequeno vídeo onde poderá ficar a conhecer o projeto.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com