Ataque sem precedentes ao Twitter envolveu esquema com criptomoeda

A rede social chegou a bloquear as contas de algumas das personalidades mais conhecidas da rede social.

Notícia
AnteriorSeguinte

© Reuters

Miguel Patinha Dias
16/07/2020 07:51 ‧ 16/07/2020 por Miguel Patinha Dias

Tech

Twitter

O Twitter sofreu no final da noite passada um ataque sem precedentes que levou a rede social a bloquear as contas de alguns dos seus utilizadores mais conhecidos. Entre o lote de contas verificadas afetadas encontramos o ex-Presidente dos EUA, Barack Obama, o fundador e CEO da Tesla e SpaceX, Elon Musk, o co-fundador da Microsoft, Bill Gates, o rapper Kanye West e muitos outros (acima).

Mas o que se passou afinal? As contas afetadas parecem ter sido acedidas por um esquema que envolve a criptomoeda Bitcoin. Os responsáveis pediram aos seguidores das contas afetadas que enviassem montantes em Bitcoin, prometendo duplicar qualquer valor que fosse enviado.

“Estamos ao corrente de um incidente de segurança que afetou contas no Twitter. Estamos a investigar e a tomar decisões para corrigir a situação”, pode ler-se no ‘tweet’ da página Twitter Support ao final da noite de quarta-feira, dia 15. A primeira medida foi bloquear qualquer capacidade de fazer ‘tweets’ ou criar uma nova palavra-passe, impedindo assim que as contas continuassem a fazer publicações.

Foi já durante a madrugada desta quinta-feira, dia 16, que o Twitter admitiu que os seus próprios colaboradores foram alvo de um “ataque coordenado de engenharia”, obtendo assim as ferramentas necessárias para aceder aos sistemas internos.

“Sabemos que usaram isto para tomarem controlo de muitas contas com grande visibilidade (incluindo verificadas) e ‘tweetar’ em seu nome. Estamos a investigar outras condutas maliciosas que possam ter conduzido ou informação que possam ter acedido e partilharemos mais aqui à medida que tenhamos novidades”, prometeu a empresa tecnológica.

Entretanto o Twitter restabeleceu a capacidade das contas afetadas voltarem a publicar ‘tweets’ mas adianta que continuará a investigar a situação e a corrigir o erro que permitiu que os responsáveis tivessem acesso aos seus sistemas internos.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas