Índia: Adolescentes descobriram asteroide com órbita ligada à Terra
As duas jovens descobriram o asteroide ao analisarem imagens de um telescópio.
© iStock
Tech Asteróide
Duas adolescentes de 14 anos, que vivem na cidade de Surat, na Índia, descobriram um asteroide com órbita ligada à Terra ao analisarem imagens de um telescópio da Universidade do Hawai, revelou esta segunda-feira o SPACE India, um instituto de educação espacial onde as duas jovens têm recebido formação.
O asteroide encontra-se atualmente perto de Marte e a sua órbita deverá cruzar-se com a da Terra dentro de um milhão de anos.
"Eu anseio pela altura em que vamos ter a oportunidade de dar um nome ao asteroide", admitiu Vaidehi Vekariya, uma das jovens, segundo a Reuters. Vekariya afiançou ainda que quer tornar-se astronauta quando for mais velha.
O asteroide é designado para já como HLV2514. Só poderá ser oficialmente batizado depois da NASA confirmar a sua órbita.
A outra jovem responsável pela descoberta, Radhika Lakhani, garantiu estar a trabalhar arduamente na sua educação, não havendo espaço para distrações mais terrenas. "Nem sequer tenho televisão em casa para poder concentrar-me mais nos meus estudos", disse.
A SPACE India adiantou que as duas adolescentes usaram um software especial para analisar as imagens e descobriram o asteroide no mês passado.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com