A Epic Games não perdeu tempo a começar uma ‘guerra’ com a Apple e a Google, empresas que baniram ‘Fortnite’ das respetivas lojas virtuais devido à tentativa da produtora de videojogos em contornar as taxas cobradas em pagamentos feitos dentro da app. Porém, é a Apple que está a merecer maior atenção da Epic Games, que lançou um vídeo que parodia um dos anúncios mais icónicos da ‘Empresa da Maçã’.
O anúncio em questão (abaixo) dá pelo nome de ‘1984’ e foi exibido precisamente nesse ano para promover o Macintosh. O anúncio procura descrever o que parece ser uma sociedade totalitária onde ninguém se desvia de um ecrã onde é passada a mesma doutrina. Só quando uma marreta é atirada ao ecrã e o parte é que é atingida liberdade. Pois bem, a paródia da Epic Games não se desvia muito deste ‘guião’.
“A Epic Games desafiou o monopólio da App Store. Em retaliação, a Apple bloqueou ‘Fortnite’ de mil milhões de dispositivos. Junta-te à luta para impedires que 2020 se torne ‘1984’”. É esta a mensagem que pode ser lida no final do vídeo acompanhada pela hashtag #FreeFortnite (“Libertem ‘Fortnite’”, em português).
A Epic Games está agora a processar tanto a Apple como a Google e, quanto a 'Fortnite', os jogadores poderão continuar a jogar mas deixarão de encontrar o jogo nas respetivas lojas virtuais do iOS e do Android. No caso do sistema operativo da Google, os jogadores poderão continuar a descarregar o jogo através do site oficial.
Porém, os utilizadores de iOS ficarão totalmente de fora de 'Fortnite' e, como avisa a Epic Games através de uma publicação no seu blogue, os jogadores perderam a próxima temporada. "Porque a Apple bloqueou a nossa capacidade de atualizar, quando 'Fortnite Chapter 2 - Season 4' for lançado não poderão jogar à nossa temporada em iOS. Façam-se ouvir com #FreeFortnite", pode ler-se no blogue.