O WhatsApp vai lançar novamente o serviço de pagamentos no Brasil, após ter sido suspendido dias depois de ter sido apresentado no país - em junho de 2020 - pelo Banco Central do Brasil, conta o The Verge. Na altura, o anúncio foi feito pelo CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, num vídeo, onde explicava que a opção de pagamento ia também ser adicionada ao Facebook e ao Instagram.
Agora, depois da suspensão, David Marcus, responsável pelo Facebook Financial, refere que o regresso do serviço no país vai fazer parte um regresso gradual. Foi entretanto publicado um vídeo onde o serviço é promovido e que afirma que o Facebook Pay tinha sido autorizado pelo Banco Central (o Facebook é a empresa-mãe do WhatsApp).
A gente sabe que vocês estavam esperando por isso. Pagamentos no WhatsApp começa hoje a ficar disponível pelo 🇧🇷. Para saber mais: https://t.co/O3l4UJOfXl pic.twitter.com/W2VFRuoWfC
— WhatsApp (@WhatsApp) May 4, 2021
Quando o serviço foi lançado originalmente no Brasil e, em seguida, suspenso, o Banco Central alegava preocupações sobre a competição no mercado de sistema de pagamentos. Referiam que planeavam avaliar se o serviço estava de acordo com os regulamentos, apesar de o Facebook dizer que tinha estado em contacto com as autoridades antes do lançamento.
No final de março deste ano, a Reuters dava conta de que o Banco Central tinha aprovado o serviço.
Desta forma, com o serviço os utilizadores vão poder utilizar cartões de débito, pré-pagos ou combinados de diferentes bancos que estão a trabalhar com o processador de pagamento.
Leia Também: Instagram e Messenger terão encriptação em 2022