Internet. Eis os nove serviços básicos considerados na tarifa social

O Governo anunciou esta quinta-feira a criação da tarifa social de acesso à internet, um diploma que deverá entrar em vigor no próximo dia 1 de julho, abrangendo cerca de 700 mil famílias.

Notícia

© iStock

Melissa Lopes
06/05/2021 15:58 ‧ 06/05/2021 por Melissa Lopes

Tech

Internet

A tarifa social de acesso à internet, diploma aprovado esta quinta-feira pelo Governo, em Conselho de Ministros, contempla um pacote de nove serviços de internet tidos como básicos. 

São eles: o  acesso a correio eletrónico; a motores de pesquisa, a programas educativos; a leitura de notícias; a possibilidade de realização de compras em linha; o acesso a ofertas de empregos; serviços bancários; serviços públicos; o acesso a redes sociais; mensagens, chamadas ou videochamadas. 

O pacote "básico" de internet terá um limite de 10 gigabits por mês e uma velocidade de download de 30 mbps (megabits por segundo) e deve abranger, à imagem de outras tarifas socias (água e luz) cerca de 700 mil famílias. 

"Aquilo que definimos foi que o conjunto dos cidadãos portugueses - que coincide com o universo dos abrangidos pela tarifa social de energia e água -  seja capaz de "aceder a estes serviços a um preço compatível com o seu nível de rendimentos", adiantou o ministro da Economia e da Transição Digital, Siza Vieira. 

A fixação do valor será determinada depois de avaliados os custos com os operadores de comunicações, estando o Governo em conversações com a ANACOM sobre o assunto. 

Leia Também: Aprovada criação de tarifa social de internet. Diploma em vigor em julho

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas