Apple cedeu controlo de 'data centers' à China, diz New York Times

A empresa recusa a hipótese de ter comprometido a segurança dos dados dos utilizadores.

Notícia

© Reuters

Miguel Patinha Dias
19/05/2021 10:56 ‧ 19/05/2021 por Miguel Patinha Dias

Tech

Apple

A Apple terá cedido controlo dos seus ‘data centers’ na China ao governo de Xi Xinping, avança o New York Times com base em documentos obtidos sobre o assunto e relatos de trabalhadores da empresa, tanto antigos como atuais.,

Diz a publicação que a empresa liderada por Tim Cook que os servidores estão localizados na região de Guiyang e servem para armazenar dados pessoais de milhões de cidadãos chineses. Mais ainda, o governo chinês terá recusado encriptar estes dados, o que facilita ainda mais o acesso da parte das autoridades.

Esta não é a única forma que a Apple tem de agradar ao governo chinês. O New York Times adianta também que a Apple já censurou cerca de 55 mil aplicações na App Store a pedido da China.

Em reação, a Apple recusou qualquer hipótese de ter comprometido a segurança dos dados dos utilizadores na China, indicando apenas que as apps foram removidas da loja virtual para ir ao encontro das leis chinesas.

“Estas decisões nem sempre são fáceis e podemos não concordar com as leis lhes deram origem. Mas a nossa prioridade continua a ser criar a melhor experiência de utilizador sem violar as regras que somos obrigados a seguir”, pode ler-se no comunicado da Apple partilhado no Twitter por um dos autores da reportagem.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas