Depois de muita ansiedade dos fãs (e de ter sido revelada no discurso do Presidente dos EUA, Joe Biden), a Ford apresentou oficialmente a versão elétrica da sua icónica carrinha F-150.
A F-150 Lightning é baseada no atual modelo da carrinha, com a maior diferença de design a ser a grelha frontal com um contorno de luzes LED e (em duas versões da Lightning) um ecrã tátil de 15,5 polegadas com orientação vertical onde é possível aceder a todas as opções do veículo.
Há também que mencionar que o local onde estaria o motor num modelo a combustão tem agora espaço para guardar o que pretender, com a Ford a adiantar que tem uma capacidade de 400 litros.
O F-150 Lightning foi desenvolvido para ser a versão mais potente deste modelo da Ford. No interior podemos encontrar dois motores elétricos que, juntos, produzem 563 cavalos de potência que permitem a esta carrinha ir dos 0 aos 100km/h em 4 segundos, impressionante tendo em conta as dimensões desta carrinha.
A versão mais avançada da F-150 Lightning tem uma autonomia a rondar os 480km. Ao abastecer energia conseguirá recarregar de 15 a 80% em 41 minutos usando um carregador de 150kW.
É importante notar também que a Ford F-150 Lightning poderá ser usada como bateria para uma casa. Imaginando que a energia falha enquanto o veículo está a carregar, o sistema da Ford F-150 Lightning será capaz de se adaptar à situação de forma a providenciar energia. Assim que a situação ficar normalizada, o carregamento prossegue normalmente.
A produção da F-150 Lightning terá início na primavera de 2022 e os preços começam nos 39.974 dólares, cerca de 32 mil euros.