É com os casos de Covid-19 a aumentarem nos EUA e a administração Biden a estudar voltar a implementar medidas de contenção da pandemia que as grandes tecnológicas estão a repensar os planos de regresso aos respetivos escritórios. A Google e o Facebook não querem correr riscos e já adiantaram que os trabalhadores terão de estar vacinados.
No caso da Google, foi o próprio CEO Sundar Pichai que anunciou a medida num e-mail para os trabalhadores, notando que será aplicada em toda a empresa a nível global. “Estar vacinado é uma das formas mais importantes para nos mantermos a nós e à nossa comunidade saudáveis nos próximos meses”, notou Pichai.
De notar que ainda não é claro como é que a Google pretende aplicar esta regra, sendo que o regresso aos escritórios da empresa ainda deverá demorar um pouco mais. Assim, a empresa deverá ter tempo de traçar um plano para fazer cumprir esta medida.
De igual forma, a vice-presidente de Pessoas do Facebook, Lori Goler, adiantou através de um comunicado no Twitter (abaixo) que todos os trabalhadores nos EUA terão de ser vacinados para regressarem aos escritórios da empresa.
“Como implementamos esta política dependerá das condições e regulamentos locais. Teremos um processo para aqueles que não possam ser vacinados por motivos médicos ou outras razões e avaliaremos a nossa abordagem em outras regiões à medida que a situação evolua”, pode ler-se no ‘tweet’ com o comunicado de Goler.
Ainda que a Google e o Facebook tenham sido as primeiras a anunciar estas medidas, as duas empresas não são as únicas que se estão a preparar para medidas de contenção da pandemia. Nota a CNN que a Apple está a planear voltar a exigir o uso de máscara nas suas lojas, tanto da parte de trabalhadores como de clientes.
New statement from Lori Goler, Facebook VP, People: pic.twitter.com/W2Ky0jolOu
— Dani Lever (@Dani_Lever) July 28, 2021