Os quatro turistas espaciais norte-americanos transportados pela empresa privada SpaceX regressaram à terra, no dia 19 de setembro, depois de três dias em órbita.
Já em terra têm partilhado alguns pormenores da viagem que protagonizaram, incluindo um episódio caricato.
Segundo reporta Jared Isaacman à CNN Business, num dos dias de viagem um alarme da nave espacial disparou.
Tendo tido formação durante meses para poder realizar este voo, os quatro tripulantes rapidamente procederam às indicações recebidas para detetar o problema. A equipa da SpaceX em terra trabalhou com os astronautas a bordo para perceber a razão do alarme.
Apesar do susto, o problema estava, afinal, na sanita. No espaço, a ausência de gravidade, obriga à utilização de sanitas com ventoinhas que levam os resíduos para onde têm de ir. Mas um problema mecânico no sistema de ventoinhas fez soar os alarmes.
Jared Isaacman acredita que ninguém estará interessado em saber "os pormenores sórdidos" do que aconteceu, mas garante que não houve urina ou fezes pelo ar.
Recorde-se que a viagem em causa foi realizada pelo multimilionário Jared Isaacman, de 38 anos, que fretou o "cruzeiro espacial" e comandou a missão; Hayley Arceneaux, de 29 anos, uma sobrevivente de cancro e assistente médica no Hospital de Investigação infantil de St. Jude, que se tornou na pessoa mais jovem a voar para o espaço orbital; a professora universitária Sian Proctor, de 51 anos, a quarta mulher afro-americana a chegar ao espaço, e o engenheiro aeroespacial e veterano da Força Aérea Chris Sembroski, de 42. Estes tornaram-se na primeira tripulação de um voo espacial sem astronautas profissionais.
Leia Também: Turistas espaciais transportados pela SpaceX regressaram à Terra