Temos visto as mais diversas aplicações da tecnologia de impressão 3D mas a mais recente pode muito bem ser uma das mais úteis. Como conta o Engadget, a Fraunhofer Technology trabalhou com uma empresa de nome Ocupeye Ltd para criar uma prótese de um olho altamente realista
Esta prótese foi então implementada na cavidade ocular de Steve Verze, que substituiu permanentemente a versão anterior com que vivia. “[A nova prótese] faz-me sentir mais confiante. Se eu não consigo ver a diferença, sei que as outras pessoas não vão conseguir ver a diferença”, afirmou Verze.
O processo para criar esta prótese mais realista começa com uma análise de 2,4 segundos com ‘scanner’ especial capaz não só de medir com precisão a cavidade ocular, como também de fazer uma calibração de cor do olho saudável. Uma vez impresso o modelo, o paciente fica com uma prótese tão parecido quanto possível ao olho normal.
A estreia desta tecnologia será agora seguida por uma série de ensaios clínicos onde mais pacientes terão direito a usar este novo tipo de prótese.
Leia Também: Hospital Lusíadas Lisboa estreia-se na cirurgia robótica