Dona da SIC e Expresso alvo de ataque. Sites continuam inacessíveis
A empresa já fez saber que está a trabalhar com as autoridades competentes e que pretende apresentar uma queixa-crime.
© iStock
Tech Hacker
O grupo Impresa foi alvo de um ataque informático este domingo, dia 2, que fez com que várias das suas páginas - como das televisões SIC e SIC Notícias do jornal Expresso e da Blitz - ficassem inacessíveis para os leitores.
“Site temporariamente indisponível. Retomaremos logo que possível”. É esta a mensagem que qualquer internauta pode ver quando tenta entrar num dos sites detidos pelo grupo Impresa. Depois de terem sido 'hackeadas' no domingo de manhã, a situação mantém-se inalterada pela hora de publicação desta notícia, na segunda-feira, dia 3..
O grupo Impresa já fez saber através de um comunicado que “tem trabalhado com as autoridades competentes, nomeadamente com a Polícia Judiciária e com o Centro Nacional de Cibersegurança” nesta situação, afirmando também que “apresentará uma queixa-crime".
A empresa classifica a situação como um "atentado nunca visto à liberdade de imprensa em Portugal na era digital".
Acredita-se que o ataque informático ao grupo impresa tenha sido levado a cabo por um conjunto de ‘hackers’ conhecido como Lapsus Group, o qual diz que só devolverá acesso à empresa caso seja pago um resgate. De contrário, o Lapsus Group diz que partilhará publicamente dados confidenciais da empresa.
Leia Também: Sites do Grupo Impresa hackeados
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com