Uma falha no software permitiu que David Colombo, de 19 anos, controlasse remotamente mais de 25 carros Tesla em 13 países diferentes - conseguindo não só ligá-los remotamente como também espiar os seus condutores.
David Colombo vive na Alemanha e partilhou no Twitter o que conseguiu fazer, culpando os proprietários dos carros pela vulnerabilidade do sistema e não a empresa fundada por Elon Musk.
Segundo o jornal Daily Mail, esta falha permitia que David conseguisse destrancar portas e janelas, ligar os carros sem chaves, desativar os sistemas de segurança e usar as câmaras internas dos veículos.
O jovem hacker disse ao jornal britânico DailyMail que "não é uma vulnerabilidade na infraestrutura da Tesla, mas sim causada pelos proprietários", disse, confirmando ainda que é um software de terceiros que está com defeito.
"Estou em contato com a equipa de segurança de produtos da Tesla", afirma, de forma a que os proprietários sejam notificados do defeito e que o mesmo seja corrigido.
So, I now have full remote control of over 20 Tesla’s in 10 countries and there seems to be no way to find the owners and report it to them…
— David Colombo (@david_colombo_) January 10, 2022
"Consigo consultar a localização exata [do carro], ver se um condutor está presente e assim por diante. A lista é longa. E sim, eu também poderia remotamente enganar os donos afetados ao por a tocar Rick Astley no Youtube no seu Tesla", acrescenta o hacker.
Em causa está a forma como o software armazena as informações do proprietário da Tesla necessárias para vincular os carros ao programa.
[Notícia atualizada]
Leia Também: Novo Tesla (mais barato do mercado) poderá ser assim