O fundador e CEO da SpaceX, Elon Musk, deu a entender que a empresa poderá ajudar a Estação Espacial Internacional a evitar uma possível entrada descontrolada na Terra, uma hipótese colocada pelo líder da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin.
“Se bloquearem a cooperação connosco, quem impedirá que a Estação Espacial Internacional tenha uma entrada descontrolada na atmosfera e caia nos EUA ou na Europa?”, pode ler-se na publicação Rogozin, com Musk a responder simplesmente com o logótipo da SpaceX, sugerindo uma intervenção por parte da sua empresa.
As sanções impostas pelos EUA e pela União Europeia levaram a Roscosmos a suspender de forma temporária as novas descolagens de foguetões, com o responsável pela Roscosmos a temer pela cooperação internacional na área científica.
Porém, tanto a agência espacial norte-americana (NASA) como Agência Espacial Europeia (ESA) anunciaram que vão manter a cooperação espacial com a Rússia.
— Elon Musk (@elonmusk) February 26, 2022
A Rússia e os Estados Unidos são parceiros na Estação Espacial Internacional, a "casa" dos astronautas na órbita da Terra onde se fazem experiências científicas.
Leia Também: NASA planeia deixar cair Estação Espacial no oceano Pacífico