O vice primeiro-ministro e também ministro da Transformação Digital da Ucrânia, Mykhailo Fedorov, partilhou na respetiva página de Twitter uma carta onde apela a “todas as empresas de videojogos e plataformas de eSports” que cortem relações com a Rússia e Bielorrússia.
Apesar de a carta ser dirigida a todas as empresas da área, Fedorov cita no ‘tweet’ a PlayStation e a Xbox, declarando que a Rússia “declarou guerra não só à Ucrânia mas a todo o mundo civilizado”.
“Precisamos do vosso apoio - em 2022, a tecnologia moderna é talvez a melhor resposta contra tanques e mísseis”, pode ler-se na carta de Fedorov.
“Apelo a que bloqueiem temporariamente todas as contas russas e bielorrussas, suspendam a participação de equipas e jogadores russos e bielorrussos em eventos de eSports e cancelem todos os eventos internacionais em território russo e bielorrusso”.
Ainda não se sabe se como a PlayStation e a Xbox pretendem responder a este apelo mas, a confirmar-se, não seriam as primeiras empresas tecnológicas a abandonar o mercado russo.
@Xbox @PlayStation
— Mykhailo Fedorov (@FedorovMykhailo) March 2, 2022
You are definitely aware of what is happening in Ukraine right now. Russia declare war not for Ukraine but for all civilized world. If you support human values, you should live the Russian market! pic.twitter.com/tnQr13BsSv
Leia Também: Apple suspende vendas dos seus produtos na Rússia