MacKenzie Scott, ex-mulher do antigo chefe da Amazon, já tinha anunciado que pelo menos metade da sua fortuna, que está avaliada em 49,3 mil milhões de dólares, seria destinada a caridade.
A agencia de noticias France Presse (AFP) avança hoje que Scott doou 436 milhões de dolares (quase 395 milhões de euros) à Habitat for Humanity, que já anunciou que 22,6 milhões de euros serão destinados a programas nos Estados Unidos para ajudar os mais pobres a conseguir uma habitação decente.
Os restantes 372 milhões de euros serão distribuídos por missões que existem noutros 84 países, entre os quais a ajuda aos refugiados ucranianos que fugiram do seu país após a invasão da Rússia.a
MacKenzie Scott já fez doações públicas a centenas de organizações de várias áreas, incluindo bancos alimentares, serviços financeiros e de crédito para comunidades desfavorecidas, e grupos legais anti-discriminatórios.
Grande parte da fortuna de Scott, 51 anos, provém dos benefícios económicos do seu divórcio de Jeff Bezos, em julho de 2019, que lhe valeu o equivalente a 38 mil milhões de dólares ( o equivalente a 34,4 mil milhões de euros) em ações da Amazon.
O seu valor subiu acentuadamente à medida que o stock do gigante do comércio a retalho online subiu em Wall Street, recorda a AFP.
Em dezembro do ano passado, Scott anunciou que deixaria de divulgar os seus donativos, preferindo deixar que os destinatários o fizessem, se assim o desejassem.
Leia Também: Pete Davidson poderá ir ao Espaço com a Blue Origin de Jeff Bezos