SoundCloud remove milhares de perfis e ficheiros de áudio extremistas
O serviço de 'streaming' de música SoundCloud e a Europol removeram cerca de 1.100 perfis e ficheiros áudio extremistas, numa operação que envolveu vários países, incluindo Portugal, anunciou hoje a agência europeia de coordenação policial.
© Shutterstock
Tech Soundcloud
A Europol disse que as autoridades policiais da Dinamarca, Alemanha, Hungria, Portugal, Espanha e Reino Unido, juntamente com o Centro Europeu contra o Terrorismo (ECTC), detetaram e ajudaram a empresa SoundCloud a localizar propaganda jihadista e terrorista de extrema-direita carregada ilegalmente no 'site'.
Os conteúdos detetados como ilegais incluíam cânticos jihadistas em várias línguas e ficheiros de áudio a promover grupos violentos e de extrema-direita, com o objetivo de conquistar seguidores.
Alguns destes materiais tinham contabilizado vários milhares de visualizações e fluxos áudio.
"Cerca de 1.100 perfis e ficheiros áudio avaliados como ilegais foram assinalados no SoundCloud. Na sequência da revisão, o SoundCloud removeu os ficheiros detetados por serem considerados como estando em violação dos seus termos e condições", disse a Europol, citada pela agência espanhola EFE.
A ação em grande escala teve lugar entre 05 e 13 de maio, e foi lançada pelo Departamento Federal de Polícia Criminal da Alemanha e pela Unidade de Consulta da Internet da União Europeia (EUIRU) do ECTC.
Esta ação faz parte de uma parceria público-privada em curso entre a SoundCloud, as autoridades policiais europeias e a agência Europol para "combater os abusos terroristas na Internet, prevenir a radicalização 'online' e salvaguardar os direitos fundamentais".
Leia Também: Spotify desvendou espaço virtual dentro da plataforma Roblox
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com