Satélite lançado por foguetão espacial da Coreia do Sul está operacional

A Coreia do Sul confirmou hoje que está a funcionar de forma correta o satélite colocado em órbita pelo primeiro foguetão espacial construído no país.

Notícia

© The Korea Herald

Lusa
22/06/2022 08:09 ‧ 22/06/2022 por Lusa

Tech

Espaço

O Ministério da Ciência sul-coreano avançou que o satélite comunicou hoje com a base que o Korea Aerospace Research Institute (KARI), a instituição que desenvolveu e fabricou o foguete, tem em Daejeon, 160 quilómetros a sul da capital, Seul.

O KARI confirmou que o satélite, desenhado para testar o desempenho da missão e que contém quatro minissatélites de investigação que começarão a ser implantados nos próximos dias, funciona corretamente e está fisicamente intacto.

O satélite foi colocado em órbita pelo Korea Satellite Launch Vehicle II, um foguetão de combustível líquido de 200 toneladas, informalmente chamado de Nuri, e cujo desenvolvimento custou cerca de 1,5 mil milhões de dólares (1,4 milhões de euros).

A operação confirmou a capacidade deste novo veículo espacial para implantar dispositivos em órbita baixa da Terra, tornando a Coreia do Sul a 10.ª nação do mundo a colocar um satélite no espaço com a sua própria tecnologia.

A Coreia do Sul, a 10.ª maior economia do mundo, é o principal fornecedor de automóveis e smartphones nos mercados mundiais, mas o seu programa de desenvolvimento espacial fica atrás dos seus vizinhos asiáticos China, Índia e Japão.

Leia Também: Coreia do Sul lançou o seu primeiro foguetão espacial

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas