Problemas em apps de bancos deveram-se a "picos inusitados de procura"

Os problemas sentidos nos sites e apps de instituições bancárias deverão estar relacionados com a primeira tranche de pagamentos de apoios do Governo.

Notícia

© Shutterstock

Miguel Dias
20/10/2022 15:39 ‧ 20/10/2022 por Miguel Dias

Tech

Segurança

A manhã desta quinta-feira, dia 20, ficou marcada por múltiplos problemas nos serviços online de instituições bancárias, com os clientes de algumas das maiores em Portugal - incluindo a CGD, o Santander, o Novo Banco e o Banco CTT - a reportarem problemas em aceder às respetivas contas.

Ao que o Tech ao Minuto apurou, o funcionamento normal destes serviços começou a ser restabelecido ao início da tarde. A estabilidade parece estar a voltar aos serviços online na versão para computador e, apesar de a mesma tendência se verificar nas aplicações, estas ainda registam, por esta altura, alguma instabilidade e lentidão.

O facto de várias instituições bancárias terem sido afetadas levou a algumas pessoas a especularem sobre um possível ataque informático mas, em declarações ao Tech ao Minuto, uma fonte do setor colocou de parte essa hipótese.

Disse essa mesma fonte que a situação deveu-se “a uma degradação devido a picos inusitados de procura” da parte dos utilizadores, notando que este acesso em massa dos clientes destes bancos levou a que “as estruturas se ressentissem”.

O facto de ser nesta quinta-feira que é feita a primeira tranche de pagamentos de 125 euros e 50 euros por descendente não parece, desta forma, ser um fator alheio a este ‘fenómeno’. 

Se ainda não conseguiu aceder ao seu banco para confirmar se já foi beneficiado, saiba que os contribuintes podem consultar online se estão ou não abrangidos pela medida e qual o estado do pagamento.

Leia Também: Vai receber 'cheque' de 125€ (mais 50€/filho)? Já foi emitido? Saiba aqui

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas