A Segurança Social (SS) anunciou, esta segunda-feira, que foi alvo de um ataque informático, avançando que não foi, até agora, apurado um acesso indevido a dados de cidadãos ou empresas.
"A Segurança Social foi alvo de um ciberataque que resultou numa intrusão intencional e maliciosa na sua rede informática. Da investigação forense do incidente de segurança, não foi apurado, até ao momento, qualquer facto que permita concluir ter havido acesso indevido a dados de cidadãos ou de empresas", lê-se num comunicado divulgado.
Segundo a Segurança Social, "foram de imediato desencadeadas as diligências necessárias, em estreita colaboração com o Centro Nacional de Cibersegurança, a Polícia Judiciária e especialistas em cibersegurança, no sentido de garantir a segurança dos sistemas e respetivos dados".
"A evolução desta situação será atualizada sempre que as circunstâncias assim o exijam", acrescenta.
Fonte oficial da Polícia Judiciária (PJ) tinha também já confirmado à agência Lusa o ataque.
A notícia, sublinhe-se, foi avançada pela CNN, que dava conta de um e-mail enviado pelo Instituto de Informática aos funcionários. Na missiva era pedido aos colaboradores da Segurança Social que "cumpram todas as ações de proteção que sejam solicitadas".
O Notícias ao Minuto já tentou reunir mais informações junto da tutela, mas até ao momento não foi possível obter uma resposta.
Contudo, na manhã desta segunda-feira o acesso chegou a estar condicionado. "Pedimos desculpa, o site está offline. Por favor regresse mais tarde", podia ler-se no site da Segurança Social.
O site da Segurança Social chegou a estar indisponível© Reprodução do site da Segurança Social
O canal de televisão adianta ainda que no mesmo e-mail é explicado que "o Instituto de Informática, I.P desencadeou de imediato as medidas e procedimentos adequados para este tipo de incidentes, e está a desenvolver todos os esforços, em estreita colaboração com o Centro Nacional de Cibersegurança, Polícia Judiciária e especialistas em cibersegurança, para garantir a segurança do sistema e dos respetivos dados".
Não se conhecem, até ao momento, mais pormenores sobre o incidente.
[Notícia atualizada às 12h59]
Leia Também: Profissionais de Serviço Social marcam protesto para quarta-feira