O último astronauta sobrevivente da primeira missão espacial tripulada do programa Apollo, Walter Cunningham, morreu aos 90 anos em Houston no estado do Texas, EUA.
Como conta o site oficial da NASA, a morte de Cunningham foi comunicada pela família esta terça-feira, dia 3, e foi adiantado que o falecimento ocorreu “de complicações resultantes de uma queda”.
Cunningham participou na missão Apollo 7 a 11 de outubro de 1968 na companhia de Walter Schirra e Donn Eisele, que faleceram em 2007 e 1987 (respetivamente). A missão do trio de astronautas consistiu em testar a aeronave que, eventualmente, acabaria por levar futuros astronautas à superfície da Lua.
A tripulação completou com sucesso oito testes, segundo a NASA. O módulo caiu em 22 de outubro de 1968, no Oceano Atlântico.
"Na Apollo 7, o primeiro lançamento tripulado da missão Apollo, Walter Cunningham e os seus companheiros fizeram história, abrindo caminho para a Geração Artemis que vemos hoje", explicou o diretor da NASA, Bill Nelson, em comunicado.
[Notícia atualizada]
Leia Também: NASA partilha video com as melhores imagens da Estação Espacial