Parece que o algoritmo não é inteiramente responsável pela ‘viralidade’ de um vídeo no TikTok, com a Forbes a adiantar que os trabalhadores da empresa conseguem promover vídeos para que estes sejam apresentados a mais utilizadores da app.
De acordo com o seis trabalhadores (atuais e antigos) do TikTok e da ByteDance, as empresas podem decidir criar um vídeo viral com uma funcionalidade com o nome de “aquecimento”.
Alegadamente, esta funcionalidade tem sido utilizada pelo TikTok de forma a atrair não só marcas como também ‘influencers’ para a rede social.
“A funcionalidade de ‘aquecimento’ refere-se a promover vídeos no ‘feed’ For You para alcançar um certo número de visualizações. O total de visualizações de uma conta com um vídeo ‘aquecido’ diz respeito uma grande porção das visualizações totais diárias de um vídeo, de 1 a 2%, o que pode ter um grande impacto nas principais métricas”, pode ler-se num documento interno do TikTok a que a publicação teve acesso.
Em reação, um porta-voz do TikTok referiu que estes vídeos são promovidos para “ajudar a diversificar a experiência de conteúdo” e “introduzir celebridades e criadores emergentes na comunidade”.
Todavia, as fontes da Forbes indicam que esta funcionalidade foi usada por trabalhadores da empresa promoverem as suas próprias páginas e também a de pessoas conhecidas - algo que é contra a política do TikTok.
Leia Também: Comissão europeia ameaça proibir utilização do TikTok na Europa