De acordo com imagens captadas pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter na órbita de Marte e partilhadas pela NASA, o rover Zhurong da China está praticamente imóvel há cerca de um ano
Numa série de três imagens captadas em março de 2022, setembro de 2022 e fevereiro de 2023, o Zhurong continua no mesmo local. Entre março e setembro do ano passado nota-se que houve uma pequena movimentação do rover mas, desde então, o rover parece não se ter movido.
A Administração Espacial Nacional da China costuma ser bastante misteriosa a respeito de atualizações sobre as suas missões espaciais, pelo que não são conhecidos detalhes sobre o estado atual do Zhurong.
Todavia, sabe-se que as condições meteorológicas de Marte podem ser bastante rigorosas para estes exploradores robóticos, pelo que não seria de admirar que o Zhurong estivesse em dificuldades.
Recordar que o Zhurong chegou a Marte em maio de 2021 como parte da missão Tianwen-1, fazendo da China apenas o segundo país a conseguir operar um rover no ‘Planeta Vermelho’.
© YouTube / SciNews
Leia Também: Ingenuity completa voo ambicioso e partilha nova foto de Marte