O Curiosity, um dos rovers da NASA que está atualmente a explorar a superfície de Marte, tem conduzido uma investigação a respeito das nuvens na atmosfera do planeta e partilhou uma fotografia onde é possível ver raios de Sol.
Como conta a agência espacial norte-americana, é possível ver estes raios de Sol refletidos nas nuvens à medida que caia a noite. A imagem foi captada no dia 2 de fevereiro, enquanto o Curiosity avaliava as nuvens que, neste caso, pareciam estar a uma maior altitude do que é normal.
Mais ainda, o rover captou outra imagem no dia 27 de junho onde é possível ver uma nuvem com a forma de uma pena, com os elementos que a compõem a criarem uma tonalidade semelhante à de um arco-íris.
“Onde vemos iridescência, significa que os tamanhos das partículas de uma nuvem são idênticos aos dos seus vizinhos em cada parte da nuvem. Ao observar as transições de cores, vemos o tamanho das partículas mudando na nuvem. Isso diz-nos algo sobre forma como a nuvem está evoluindo e como suas partículas estão mudando de tamanho ao longo do tempo”, explicou Mark Lemmon, cientista atmosférico do Space Science Institute em Boulder, no estado do Colorado.
Leia Também: NASA conseguirá 'recuar' no tempo graças a novo telescópio