Astrónomos descobriram um novo buraco negro gigante

É 33 mil milhões de vezes maior do que o nosso Sol.

Notícia

© iStock

Miguel Dias
29/03/2023 12:05 ‧ 29/03/2023 por Miguel Dias

Tech

Espaço

Um grupo de cientistas da Universidade de Durham, no Reino Unido, avistaram um buraco negro gigante com uma massa 33 mil milhões de vezes superior à do Sol do nosso Sistema Solar.

Os buracos negros gigantes estão entre os objetos de maiores dimensões do nosso Universo e podem ter entre 10 a 40 mil milhões de vezes a massa do Sol. Os astrónomos acreditam que estes objetos costumam ser encontrados no centro de grandes galáxias, como é o caso da nossa Via Láctea.

Os astrónomos responsáveis pela investigação usaram uma nova técnica que, na prática, levou-os a usar uma galáxia nas imediações como uma lupa - o que revelou a localização deste buraco negro gigante. Quanto ao tamanho deste buraco negro, diz a Sky os cientistas recorreram a simulações de um supercomputador e também a imagens captadas pelo Telescópio Espacial Hubble.

Notícias ao Minuto © MNRAS, 2017  

“Este buraco negro em particular, que tem sensivelmente 33 mil milhões de vezes a massa do nosso Sol, é um dos maiores já detetados e está no limitado do quão grandes os buracos negros se podem tornar em teoria, o que é uma descoberta extremamente entusiasmante”, afirma um dos principais responsáveis pela investigação, James Nightingale, e autor do estudo publicado pela revista científica Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.

Leia Também: NASA recruta ajuda de estudantes para resolver problema em missões à Lua

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas