Um grupo de cientistas da Universidade de Durham, no Reino Unido, avistaram um buraco negro gigante com uma massa 33 mil milhões de vezes superior à do Sol do nosso Sistema Solar.
Os buracos negros gigantes estão entre os objetos de maiores dimensões do nosso Universo e podem ter entre 10 a 40 mil milhões de vezes a massa do Sol. Os astrónomos acreditam que estes objetos costumam ser encontrados no centro de grandes galáxias, como é o caso da nossa Via Láctea.
Os astrónomos responsáveis pela investigação usaram uma nova técnica que, na prática, levou-os a usar uma galáxia nas imediações como uma lupa - o que revelou a localização deste buraco negro gigante. Quanto ao tamanho deste buraco negro, diz a Sky os cientistas recorreram a simulações de um supercomputador e também a imagens captadas pelo Telescópio Espacial Hubble.
© MNRAS, 2017
“Este buraco negro em particular, que tem sensivelmente 33 mil milhões de vezes a massa do nosso Sol, é um dos maiores já detetados e está no limitado do quão grandes os buracos negros se podem tornar em teoria, o que é uma descoberta extremamente entusiasmante”, afirma um dos principais responsáveis pela investigação, James Nightingale, e autor do estudo publicado pela revista científica Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.
Leia Também: NASA recruta ajuda de estudantes para resolver problema em missões à Lua