O Spotify removeu dezenas de milhares de músicas criadas pela plataforma de uma empresa de Inteligência Artificial (IA) Boomy, com o Insider a referir que foi removido o equivalente a 7% do catálogo criado por sistemas automatizados.
A decisão foi tomada depois de ser detetada atividade suspeita de ‘bots’ que inflacionavam o número de vezes que estas músicas eram ouvidas, o que fazia com que os responsáveis ganhassem mais dinheiro da plataforma.
“O ‘streaming’ artificial é uma questão antiga e que afeta toda a indústria e na qual o Spotify está a trabalhar para erradicar do nosso serviço”, pode ler-se no comunicado do Spotify. “Quando identificamos ou somos alertados para potenciais casos de manipulação de reproduções, mitigamos o impacto ao agir de uma forma de inclui a remoção dos números de streaming e retenção de ‘royalties’. Isto permite-nos proteger os pagamentos para músicos honestos e trabalhadores”.
Quanto à Boomy, a empresa foi fundada em 2021 e permite aos utilizadores gerarem músicas com base em texto. Até hoje, já foram criadas mais de 14 milhões de músicas recorrendo à plataforma.
Leia Também: Quem vencerá a Eurovisão? Já há um favorito no Spotify…