A escrita inteligente dos smartphones prejudica-o?
As opiniões entre especialistas são as mais diversas quanto à escrita inteligente dos telemóveis, contudo todos concordam que não se deve deixar de escrever à mão.
© Reuters
Tech Aprendizagem
A escrita inteligente e a correção ortográfica nos smartphones podem corresponder ao risco de virmos a redigir pior ou de desaprendermos como se escrevem as coisas, mas a opinião dos especialistas divide-se, seja pelo acordo ou desacordo, segundo o Diário de Notícias.
Muitas vezes quando enviamos mensagens a outras pessoas verificamos que por terem a correção automática acabam por ser enviadas com mais gralhas do que sermos nós próprios a escrevermos.
A presidente da Associação de Professores de Português, Edviges Ferreira, vê com algumas reservas o uso continuado deste tipo de linguagem. “Não devemos seguir só a escrita inteligente, porque ela faz-nos esquecer a forma como escrevemos”, afirma.
“Quero escrever uma coisa e aparece outra”, diz incomodada com a situação, afirmando que devemos escrever manuscritamente.
A escrita inteligente “pode prejudicar a forma como escrevemos, pelo que devemos usá-la com conta, peso e medida, e continuar sempre a escrever à mão”, garante.
Já João Veloso, presidente da Associação Portuguesa de Linguística, considera que “a escrita eletrónica, os novos meios, até aproximam as pessoas da escrita as pessoas da escrita, porque muitas passaram a escrever muito mais do que antes”.
Um estudo realizado recentemente em França revelou que a escrita de mensagens não tem influência na ortografia.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com