Um recente estudo, que incidiu na forma como a Inteligência Artificial (IA) está a afetar a forma de trabalhar dos mais recentes elementos do mercado laboral, revela que a maioria dos utilizadores desta ferramenta não se sente confortável em partilhar esta informação com os respetivos superiores.
O estudo em questão, elaborado pela Cint e comissionado pela Advertising Week Europe, indica que um terço dos mil trabalhadores inquiridos tem medo de contar aos superiores que usa ferramentas de IA para trabalhar.
Como conta o site Business Insider, este receio está mais presente nas camadas mais jovens de trabalhadores, com 42% de pessoas da Geração Z e 40% dos ‘Millennials’ a admitir sentir-se assim.
A prática de usar ferramentas de IA também parece ser mais popular entre os mais jovens, com 69% das pessoas com mais de 15 anos de experiência a referir que nunca usou esta tecnologia para realizar as suas tarefas. No entanto, 62% das pessoas com menos de 15 anos de experiência diz já ter usado IA durante o trabalho.
O estudo concentrou-se no Reino Unido e falou com pessoas entre os 16 e os 79 anos de idade entre os dias 2 e 4 de maio de 2023. O estudo especula que este medo das gerações mais novas em admitir que usam ferramentas de IA pode estar relacionado com o facto de a grande maioria das empresas britânicas não ter uma política clara em relação ao uso destas ferramentas.
Com a decisão a ficar inteiramente a cargo dos trabalhadores, podem criar-se situações de maior confusão em relação ao assunto.
Leia Também: Bill Gates prevê que IA levará ao fim dos motores de busca e lojas online