Os aparelhos inteligentes estão cada vez mais presentes nas casas de consumidores.
Detentores de funções que facilitam o dia a dia dos seus utilizadores, estes dispositivos costumam apresentar conexão Bluetooth ou Wi-Fi que permite que sejam controlados através dos telemóveis.
Para isso, basta descarregar aplicações que permitam controlar estes dispositivos à distância e, em alguns casos, criar rotinas para que estes sejam utilizados de forma regular.
Destacamos em seguida alguns dos objetos que terá por casa e que pode controlar com o seu telemóvel. Note-se que para que isso seja possível, é necessário descarregar aplicações próprias para o efeito.
Câmaras de videovigilância
Alguns modelos de câmara de segurança são compatíveis com a aplicação SmartThings. Estes dispositivos contam com a integração com a rede Wi-Fi da residência onde estão instalados.
Fechadura 'smart'
As fechaduras 'smart' têm um sistema de segurança que tranca a porta e exige o desbloqueio por senha do seu utilizador.
Eletrodomésticos de cozinha
Na categoria de eletrodomésticos 'smart', existem diversos produtos que podem ser facilmente controlados pelo telemóvel. Os frigoríficos são um dos maiores exemplos, havendo aplicações que permitem aceder ao interior do eletrodoméstico para ver que produtos aí existem à distância. Isto pode ser uma ajuda na hora de ir às compras. Mas também há fogões e até microondas que podem ser controlados por telemóvel.
Ar condicionado
É possível controlar o ar condicionado bem como programar o seu uso, podendo ligá-lo mesmo sem estar em casa.
Aspirador robô
O aspirador robô é outro dos eletrodomésticos regulados através do seu dispositivo móvel. Através do telemóvel consegue ativar o aparelho para que comece a limpeza, podendo estar ou não em casa.
Lâmpada inteligente
Os dispositivos de iluminação 'smart' têm conexão Wi-Fi, o que permite que o usuário controle os aparelhos diretamente do telemóvel que está conectado à mesma rede. Para além de poder acender ou apagar as luzes na hora, pode também programar as horas a que quer que as luzes se liguem.
Leia Também: 5G. Huawei acusa CE de "juízos discriminatórios" após apoiar restrições