Um grupo de quatro voluntários acabam de entrar num ambiente simulado de Marte onde viverão durante o próximo ano durante 378 dias, ajudando a NASA a perceber a que tipo de condições estarão sujeitos os primeiros colonos do ‘Planeta Vermelho’.
Os voluntários - Alyssa Shannon, Ross Brockwell, Kelly Haston e Nathan Jones - ficarão em instalações dedicadas no Johnson Space Center da NASA no estado do Texas, EUA. Durante o período em que ficarão instalados, serão observados por investigadores.
“Vão simular a missão a Marte para ajudar a perceber a saúde e desenvolvimento em relação às limitações de recursos, isolamento e confinamento de Marte”, explicou a NASA num ‘tweet’ onde mostra o início da experiência.
Recordar que a NASA espera enviar a primeira tripulação a Marte somente no final da próxima década, pelo que o objetivo é avaliar e ter em mente todas as variáveis antes do lançamento.
CHAPEA's 4 person crew just entered their home for the next year. They're simulating a Mars mission to help assess health and performance in relation to Mars resource limitations in isolation and confinement. The door is officially closed and the mission has begun. Go Crew 1! pic.twitter.com/KKWKQ1opwg
— NASA's Johnson Space Center (@NASA_Johnson) June 25, 2023
Leia Também: NASA partilha animação (aterradora) da subida do nível do mar