Hollywood quer usar IA para ter 'réplicas' de atores, diz sindicato

A SAG-AFTRA decidiu dar início a uma paralisação, que promete ser uma das maiores dos últimos 60 anos.

Notícia

© Shutterstock

Miguel Dias
14/07/2023 08:28 ‧ 14/07/2023 por Miguel Dias

Tech

Inteligência Artificial

Os atores de Hollywood pertencentes ao Sindicato dos Atores dos Estados Unidos (SAG-AFTRA) decidiram avançar com uma nova paralisação, a qual promete ser uma das maiores que a indústria do cinema norte-americano já viu nos últimos 60 anos.

A decisão foi tomada depois de uma reunião entre o sindicato e os grandes estúdios de Hollywood, onde uma proposta em particular parece ter sido suficiente para os responsáveis pela SAG-AFTRA decidirem avançar com a greve.

A proposta em questão está relacionada com Inteligência Artificial e foi explicada ao detalhe pelo diretor executivo da SAG-AFTRA, Duncan Crabtree-Ireland.

“Esta proposta ‘revolucionária’ de IA que nos apresentaram indica que deve ser feito um ‘scan’ da imagem dos nossos intérpretes em troca do pagamento de um dia de trabalho. As empresas passam a possuir esse ‘scan’, a sua imagem, o seu aspeto e devem poder usá-lo para toda a eternidade em qualquer projeto que queiram, sem consentimento ou compensação. Se acham que isso é uma proposta revolucionária, sugiro que pensem novamente”, explicou  Crabtree-Ireland de acordo com o site The Verge.

Recordar que o uso de Inteligência Artificial tem sido um grande ponto de discussão não só nesta greve dos atores de Hollywood, mas também dos guionistas que já se encontra a decorrer há algum tempo.

Leia Também: Atores em greve. Espera-se maior paralisação em décadas em Hollywood

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas