Quem costuma viajar a trabalho sabe bem a importância que tem contar com um computador portátil com uma boa bateria, capaz de manter o equipamento ligado por horas suficientes para completar as tarefas necessárias.
Todavia, há sempre pequenos ‘truques’ que podemos fazer para melhorar a autonomia da bateria e proporcionar uns (importantes) minutos adicionais de utilização.
Alterar as definições de ecrã é uma boa forma de o conseguir, seja ativando o modo de poupança de energia, a luminosidade do ecrã ou usando o modo escuro do sistema, será certamente capaz de ver uma diferença assinalável na autonomia.
Outra dica é reduzir o volume de esforço do computador. Pode parecer simples, mas esta medida exige alguma atenção adicional da parte do utilizador. Evitar programas mais exigentes, colocar o computador em silêncio e até desativar o modo Bluetooth ou Wi-Fi podem fazer a diferença, sobretudo se tem tudo o que precisa para trabalhar sem aceder à Internet.
Por fim, deverá estar atento às condições em que mantém o seu computador portátil. As atuais bateria de computadores (e não só) degradam-se ao longo do tempo, pelo que deve manter um ciclo ‘saudável’ de recarregamento. Evitar que o computador fique sem bateria, fazer vários carregamentos e até evitar temperaturas extremas são cruciais para garantir que continuará a usar o seu portátil durante muitos anos.
Leia Também: Patente da Apple mostra computador portátil com… gira-discos