Usar portátil no colo? Eis o grande motivo pelo qual não deve fazê-lo
Existem também alguns mitos sobre este tipo de utilização mas, de momento, não há pesquisas que comprovem esses receios.
© Shutterstock
Tech Computador
Os computadores portáteis são dispositivos excelentes para se manter produtivo em viagem, permitindo trabalhar, enviar e-mails e até consumir entretenimento a partir de qualquer parte. No entanto, deve ter em mente que não deve pousar o computador em qualquer parte - sobretudo pousado nas suas pernas, enquanto está sentado.
O grande problema está no facto de os portáteis estarem equipados com diversas pequenas ventoinhas que, quando bloqueadas, podem levar ao sobreaquecimento do computador. Na verdade, deve evitar pousar o computador portátil em todas as superfícies macias uma vez que, com o peso do equipamento, estas pequenas ventoinhas ficam bloqueadas.
“Embora sejam chamados de computadores portáteis [‘laptops’, em inglês], usar o dispositivo em superfícies marciais (incluindo o vosso colo) pode ser prejudicial para a vida da bateria”, afirma um especialista de IT da LG, Thomas Epps, ao Mirror. “As superfícies marciais podem tapar as saídas de ar e prevenir que as ventoinhas do portátil funcionem correctamente, o que pode levar a sobreaquecimento e reduzir a ‘saúde’ da bateria”.
O conselho para usar corretamente o portátil passa por o manter pousado em superfícies lisas, como mesas e secretárias. Idealmente deverá até optar por um apoio para manter o portátil mais elevado, melhorando assim a ventilação do equipamento.
Há também alguns mitos a respeito de usar o computador portátil no colo, sobretudo nos homens. Um destes mitos refere que o ar quente proveniente das ventoinhas na base dos portáteis podem acabar por afetar a fertilidade devido à proximidade ao órgão genital masculino.
Todavia, diz a publicação não há qualquer pesquisa que comprove que o uso de computadores portáteis no colo acarrete riscos para a fertilidade masculina - com o único mesmo a ser a longevidade do portátil.
Leia Também: As 3 dicas que vão melhorar a autonomia da bateria do seu portátil
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com