A área da Inteligência Artificial (IA) é uma das que mais tem despertado o interesse do público em relação a novas tecnologias, o que leva naturalmente as empresas a aumentarem o investimento nos respectivos departamentos de investigação e desenvolvimento.
No caso da Apple, o CEO Tim Cook afirmou na mais recente apresentação de resultados financeiros da empresa que há muitos anos que a IA é um dos grandes investimentos da tecnológica.
Mais do que procurar implementar IA em tantos produtos quanto consiga, Cook falou aos investidores da importância de prestar atenção à forma como essa integração acontece. O presidente executivo da Apple enalteceu “questões que precisam de ser respondidas" em relação ao avanço da IA.
“Temos feito investigações numa grande diversidade de tecnologias de Inteligência Artificial, incluindo IA generativa, durante anos. Vamos continuar a investir, a inovar e a avançar os novos produtos de forma responsável com estas tecnologias para ajudar a enriquecer a vida das pessoas”, afirmou Cook de acordo com o site 9to5mac. “Obviamente, estamos a investir imenso e fica evidente nos gastos do departamento de investigação e desenvolvimento que conseguem ver”.
Cook apontou que, no mais recente trimestre da empresa, o orçamento alocado ao departamento de investigação e desenvolvimento da Apple é de 22,61 mil milhões de dólares (20,6 mil milhões de euros). Um aumento considerável face aos 3,12 mil milhões de dólares (2,8 mil milhões de euros) do mesmo período do ano passado.
Leia Também: Com iPhone em baixo, Apple bate expetativas com subscrições