ASUS Zenbook S 13 OLED, o portátil pensado para um mundo mais sustentável
Artigo patrocinado por AsusCom uma necessidade cada vez maior de produtos mais sustentáveis e ecológicos, a ASUS decidiu criar um portátil tendo estes dois parâmetros como principais ‘pilares’.
© ASUS
Tech Asus
A preocupação com as alterações climáticas promete atingir em 2023 novos patamares e, como tal, apela-se às fabricantes de produtos eletrónicos que tenham a sustentabilidade como um dos seus principais pilares.
Foi exatamente isso que a ASUS fez com o Zenbook S 13 OLED, um novo portátil eco-certificado que emprega materiais mais sustentáveis na sua construção. Não só o Zenbook S 13 OLED conta com todo o tipo de materiais reciclados, como também a embalagem foi alvo de atenção: não só do ponto de vista da composição, como também da reutilização.
O Zenbook S 13 OLED foi criado a partir de um processo especial que levou a tampa de alumínio a ser composta por alumínio cerâmico de plasma exclusivo da marca. Este processo colocou de parte a necessidade de usar compostos orgânicos, ácidos fortes ou metais pesados, uma vez que recorre apenas a água pura. Desta forma, a ASUS conseguiu reduzir drasticamente o impacto ambiental da produção do Zenbook S 13 OLED.
© ASUS
Igual atenção foi empregue em outras partes do Zenbook S 13 OLED. O teclado, os altifalantes e também a tampa do teclado são todos compostos por materiais reciclados e que ajudaram a reduzir a pegada ecológica deste portátil
Este foco da ASUS na área sustentabilidade com o Zenbook S 13 OLED ajudou o computador a ser distinguido com certificações EPEAT (um rótulo concedido a apenas a produtos com um impacto ambiental e social positivo), Energy Star (para produtos reconhecidos pela respectiva eficiência energética) e também RoHS (que restringe o uso de substâncias perigosas).
A própria bateria, com a sua autonomia para 14 horas, é um sinal claro da importância que a ASUS coloca na eficiência energética, o que faz com que o utilizador do Zenbook S 13 OLED tenha de o recarregar menos vezes ao longo do dia de trabalho.
© ASUS
No que diz respeito à embalagem do Zenbook S 13 OLED, a ASUS decidiu não recorrer a qualquer tipo de plástico. A embalagem é composta somente por papel feito a partir de florestas geridas de forma responsável e recorrendo a madeira controlada, certificado pela FSC Mix. Além disso, pode ainda ser reaproveitada como suporte, colocando de parte a necessidade de adquirir um suporte dedicado que (provavelmente) seria feito a partir de plástico.
Mas a sustentabilidade não se atinge somente com o uso de materiais mais ecológicos. O foco da ASUS está também em garantir que o Zenbook S 13 OLED seja usado por um período mais prolongado pelos utilizadores, sem necessidade que seja substituído e contribua para mais desperdício. Tudo isto contribui para que a ASUS considere o Zenbook S 13 OLED o seu portátil deste modelo mais ecológico de sempre.
© ASUS
Sustentabilidade que vai além do Zenbook
Na verdade, o foco da ASUS na sustentabilidade estende-se muito além do que foi alcançado com o Zenbook S 13 OLED. A marca pretende que, até 2035, todos os seus escritórios usem apenas energia 100% renovável e, até 2025, aumentar em 100% a utilização de materiais amigos do ambiente em produtos e embalagens.
A preocupação da ASUS aplica-se também aos seus próprios parceiros. A empresa é parte do Responsible Business Alliance (RBA) e exige que os seus principais fornecedores completem auditorias desta aliança, incluindo os de minerais como são os casos do tântalo, estanho, tungsténio e ouro. Na verdade, até 2025 a ASUS exigirá que os seus principais fornecedores cumpram apenas os mais elevados padrões de segurança da informação.
© ASUS
São objetivos ambiciosos e que a ASUS se sente capaz de completar nas datas estipuladas, até porque a marca não chegou agora ao mundo da sustentabilidade. Até aqui, a marca já utilizou mais de 1.500 toneladas de plásticos reciclados pós-consumo desde 2017, até 2022 utilizou mais de 20 mil toneladas de papel reciclado nos seus produtos e contribuiu para uma reciclagem de resíduos eletrónicos de mais de 40 mil toneladas desde 2019.
Mesmo com estes resultados, a ASUS mostra-se mais ambiciosa no campo da sustentabilidade e, a julgar pelo Zenbook S 13 OLED, parece que a marca continua a fazer mais e melhor dentro da área.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com