Perder o telemóvel pode ser mais do que um mero inconveniente. Hoje em dia este aparelho reúne não só muitas memórias impagáveis no álbum de fotografias como dados pessoais e bancários importantes.
Então não é de estranhar que quando alguém perde o smartphone fique algo desorientado. Por isso, o ideal é decorar já o que deve fazer caso isso aconteça consigo.
Antes de entrar em pânico, tente ligar para o telemóvel a partir de outro aparelho, uma vez que ele pode estar perto de si. Além disso, se alguém o tiver encontrado, esta pode ser uma forma de o recuperar. Mas atenção! Ao marcar um encontro para reaver o telemóvel, faça-o num local seguro. Combine num lugar público e vá acompanhado.
Se isso não resultar, o melhor é rastrear o telemóvel e apagar os seus dados. Utilize os serviços nativos ‘Encontre o Meu Dispositivo’ no Android e ‘Encontrar iPhone’ no iOS para o tentar encontrar. Caso isso não aconteça, considere apagar o seus dados remotamente para garantir a sua privacidade.
De seguida, altere a senha da conta associada ao aparelho perdido, seja ela Google ou Apple ID. Dessa forma, evita acessos indevidos às suas informações.
Depois faça 'Logout' em todas as contas e apps que estava associadas ao telemóvel. Essa ação pode prevenir fraudes, compras fraudulentas e utilização indevida das redes sociais.
Ligue para o seu banco e informe do que se passou. Bloqueie acessos, cartões e reduza os limites de transação para minimizar riscos de fraudes enquanto não resolver a situação.
Deve também ligar para o operador de telecomunicações e pedir que estes bloqueiem o acesso ao telemóvel para impedir usos indevidos e proteger códigos de acesso a apps e contas. Cada operadora tem um procedimento específico para isso e isso não faz com que o telemóvel fique completamente bloqueado. Para isso o sistema iOS tem, por exemplo, o 'Bloqueio de ativação' – no 'Encontrar iPhone' - uma funcionalidade concebida para impedir que outras pessoas utilizem o seu telemóvel. Basta marcar como perdido e o ecrã do iPhone fica bloqueado (mais informações sobre isto consulte o site da Apple aqui)
Por fim, dirija-se à esquadra mais próxima e registe a ocorrência.
Leia Também: Relatório diz que mais de 4,3 mil milhões de pessoas têm telemóvel