O CEO da Xiaomi, Lei Jun, anunciou oficialmente um novo sistema operativo para os telemóveis da marca. Chama-se HyperOS e é um sistema operativo que tem como base o Android Open Source Project da própria Google.
O HyperOS, que substitui o MIUI até agora presente nos telemóveis da Xiaomi, permitiu à empresa integrar o Vela, a plataforma onde estão os produtos Internet of Things da marca. Numa publicação partilhada na rede social chinesa Weibo, Jun refere que este HyperOS foi desenvolvido para colocar “as pessoas no centro de um ecossistema”.
O presidente executivo refere que a preparação para o desenvolvimento do HyperOS começou em 2014, com a Xiaomi a ter dado os primeiros passos em 2017 com o desenvolvimento para múltiplos dispositivos.
O objetivo da empresa é ligar “dezenas de milhares de milhões de dispositivos”, indicando que o primeiro produto da marca a receber o HyperOS será o Xiaomi 14 - com anúncio previsto para este mês de outubro.
Today marks a historic moment. After years of collective work, our new operating system, #XiaomiHyperOS, is set to make its official debut on #Xiaomi14Series. pic.twitter.com/bNJqIyD8y0
— Lei Jun (@leijun) October 17, 2023
Leia Também: Estão a circular as primeiras especificações do Xiaomi 14