"Designada por Altice LdV, este novo espaço é uma alternativa aberta e neutral para a interligação de redes nacionais e internacionais em Portugal, oferecendo escala e competitividade à área metropolitana de Lisboa", estando localizado em Linda-a-Velha, Oeiras, num dos primeiros centros de telecomunicações da antiga Marconi.
Este centro da Altice está inserido "num campus que ocupa uma área total de 11.000 metros quadrados" e "é composto por um edifício de 3.000 metros quadrados".
De acordo com a dona da Meo, "na vertente de sustentabilidade e eficiência energética, o projeto readapta uma infraestrutura já existente para as necessidades atuais, sendo o novo espaço alimentado por energia 100% renovável".
A escolha de Linda-a-Velha para a localização do novo centro de interligação de redes internacional "passou por um processo rigoroso de seleção", entre os quais "a reabilitação de uma infraestrutura existente, numa ótica de sustentabilidade", a "proximidade a infraestruturas internacionais relevantes, como as estações de cabos submarinos de Carcavelos, Seixal e Sesimbra, o centro de Satélites de Alfouvar ou o 'data center' do Prior Velho", bem como o facto de ser localizado na zona metropolitana de Lisboa.
Acresce ainda o "potencial como nó da rede internacional da Altice", de acordo com a empresa.
"Este investimento superior a três milhões de euros, cofinanciado pela União Europeia, visa alojar redes internacionais de telecomunicações, alavancando a facilidade de interconexão entre a instalação e as estações de amarração de cabos submarinos, teleportos, redes terrestres de longo curso e outros centros de dados", salienta.
De acordo com a Altice Portugal, "este centro da Altice Wholesale Solutions é um investimento de referência que dá continuidade ao ciclo de transformação tecnológica da empresa, iniciado há quase um século, enquanto único operador português com experiência global nesta indústria, com infraestruturas de suporte e equipas com conhecimento especializado e qualificado".
Neste sentido, "com um relevante historial no contexto internacional das telecomunicações, a Altice Portugal continua a ser um 'player' ativo nesta indústria, assegurando, pela posição geográfica privilegiada das suas infraestruturas, a conetividade sobre todo o Atlântico e Mediterrâneo, Europa, África e Américas, por via espacial, aérea, terrestre ou submarina", prossegue a dona da Meo.
Leia Também: Altice abre negociações com sindicatos e garante colaboração com justiça