O Google Photos é uma das aplicações mais úteis que pode ter instalada no telemóvel. Além de se tratar de uma app onde ficam armazenadas todas as suas fotografias, ainda consegue fazer ‘backup’ automaticamente para que fiquem armazenadas em segurança na ‘cloud’ e até organizar as fotografias de acordo com quando, onde e com quem foram tiradas.
No entanto, há outra capacidade do Google Photos que pode não conhecer e que pode ser útil caso tenha a vontade de criar álbuns reais de viagem ou de momentos importantes. Mais ainda, deixará de ter de selecionar cada uma manualmente e submeter-se ao (tortuoso) processo de as armazenar numa ‘pen’ ou disco externo, levá-las para impressão e organizá-las em formato de álbum.
Todo este processo pode ser automatizado e, para tal, só terá de abrir a área do Google Photos dedicada a impressões. Para tal, só terá de entrar no site do Google Photos e, no canto superior esquerdo, selecionar a área ‘Loja de impressões’ ou, caso use a app, abrir a aplicação e pressionar o ícone no canto superior esquerdo que representa um saco de compras.
Uma vez nesta área, poderá encomendar álbuns de fotografias (disponíveis a partir de 14,99 euros), fotografias individuais (por 0,15 euros) e também telas inteiras (desde 27,99 euros).
O melhor desta opção para criar os seus próprios álbuns está na forma automatizada como tudo acontece. A Google até lhe sugere todos os álbuns que pode criar com base nas viagens e estações da sua vida, sugerindo as melhores fotografias com quem importa mais.
Ao entrar num álbum poderá escolher a forma como as fotografias estão organizadas e até a formatação das mesmas, sendo que no final poderá escolher ter o álbum em capa mole ou capa dura. No final, poderá pagar com cartão bancário e, posteriormente, só terá de aguardar que a encomenda chegue à morada designada.
Se alguma vez pensou como era bom ter em casa álbuns de fotografias de viagens que pudesse mostrar à família e amigos em vez de apresentar um carrossel de fotografias na televisão, tablet ou telemóvel, esta talvez seja a alternativa que tem procurado.
Leia Também: O Google Photos vai receber mais uma funcionalidade (muito) útil