Já alguma vez passou pela situação de ver um anúncio no telemóvel sobre um produto diretamente relacionado com um assunto que falou com amigos ou familiares? Pois bem, esta suspeita de que os telemóveis estão a ouvir tudo o diz já é antiga mas, de acordo com uma empresa de nome Cox Media Group, parece que é mesmo verdade.
A revista Variety teve acesso a uma página (entretanto apagada) desta empresa onde a Cox Media Group refere que tem a capacidade de identificar “conversas relevantes via smartphones, televisões inteligentes e outros dispositivos” por via de Inteligência Artificial. Mais ainda, estas informações são depois vendidas a empresas de forma a apresentarem anúncios mais relevantes a essas pessoas.
“Imaginem um mundo onde podem ler mentes. Onde sabem imediatamente se alguém perto de vocês está preocupado com humidade no armário, onde consegues ter acesso a uma lista de pessoas que estão insatisfeitas com o empreiteiro ou que estão à procura do restaurante ideal para pedir a noiva em casamento”, pode ler-se na página apagada da Cox Media Group, onde é referido que a empresa é capaz de personalizar campanhas de anúncios “capazes de ouvir palavras-chave relevantes".
Entretanto, a Google pronunciou-se sobre o assunto e afirma que tem “impedido durante anos que as apps recolham áudio quando não estão ativamente a ser utilizadas”. a A própria Apple sempre rejeitou estes rumores, indicando que os dados recolhidos com a assistente digital Siri “não são usados para criar perfis” e que estas informações “nunca são vendidas a ninguém”.
Leia Também: Google pode estar a preparar lançamento de assistente digital com IA