Tal como ‘manda’ a tradição, o Spotify lançou no final do ano passado o Wrapped - permitindo aos utilizadores do serviço de streaming saberem quais foram os artistas, bandas, músicas, géneros e podcasts mais ouvidos em 2023. Agora o Spotify ofereceu mais alguns dados sobre o consumo de música em 2023, desta vez mais focado em Portugal.
Diz a empresa que 2023 foi “marcado pelo crescimento de 42% de consumo de música local”, com o rapper português Van Zee a destacar-se enquanto artista emergente e Drenchill a ser o artista português com mais ‘streams’ em outros países. Quanto ao álbum mais ouvido, a preferência dos portugueses foi para ‘The Eminem Show’, álbum com mais de 20 anos que foi também o mais ouvido em Portugal.
Serve notar que, ainda que Taylor Swift tenha sido a artista mais ouvida entre os 13 e os 34 anos, dos 35 aos 44 anos a preferência pertenceu aos Calema. Na faixa etária entre os 45 e os 54 os utilizadores preferiram The Weeknd, enquanto os utilizadores com mais de 55 anos escolheram os Coldplay.
No que diz respeito a géneros, o pop foi o mais ouvido em cidade como Lisboa, Albufeira, Faro, Funchal e Leiria, sendo que o pop e hip-hop portugueses assim como o fado foram os géneros musicais portugueses mais ouvidos no estrangeiro.
Leia Também: Em 2023, estas foram as músicas mais ouvidas no carro em Portugal