Estudo diz que motor de busca da Google está a perder qualidade

Por outro lado, a Google diz que o estudo não reflete a utilidade do motor de busca.

Notícia

© Shutterstock

Miguel Dias
18/01/2024 11:24 ‧ 18/01/2024 por Miguel Dias

Tech

Google

Um estudo levado a cabo pela Universidade Bauhaus e pela Universidade de Leipzig indica que o motor de busca Google tem perdido qualidade, apresentando hoje em dia mais páginas de má qualidade do que há uns anos.

O estudo conclui que isto se deve ao que é descrito como Links de Afiliado, hiperligações que levam os internautas para páginas de comércio digital e que recebem uma comissão caso o produto em questão acabe por ser comprado por via deste ‘link’. Otimizando com estratégias de SEO, páginas destas tendem a aparecer melhor colocadas do que outras - mesmo que tenham mais qualidade.

De acordo com os resultados obtidos pelos investigadores, as páginas que surgiram melhor colocadas em pesquisas no Google contavam com uma maior otimização, contam com mais Links de Afiliado e textos de pior qualidade.

“O SEO é uma batalha constante e vemos padrões repetidos de análise de ‘spam’ a entrar e a sair dos resultados, enquanto os motores de busca e engenheiros de SEO a ajustarem os seus parâmetros”, pode ler-se na nota dos investigadores partilhada pelo site Gizmodo.

Entretanto, um porta-voz da Google referiu que o estudo “não reflete a qualidade global e utilidade do [Google] Search para milhares de milhões de pesquisas que vemos todos os dias”.

Serve sublinhar que o estudo não se concentrou somente no motor de busca na Google, mas também em rivais como o Bing e o DuckDuckGo. Serve ainda enaltecer que as empresas tecnológicas estão constantemente a alterar os resultados dos seus motores de busca, o que faz com que os donos de sites tenham de encontrar novas estratégias para continuarem a figurar no topo dos resultados de pesquisa.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas