Empresa chinesa quer criar fábrica e centro tecnológico na Covilhã
A Câmara Municipal da Covilhã está a negociar com uma empresa chinesa interessada em criar uma fábrica e um centro tecnológico naquele concelho português, disse o presidente da autarquia, após uma visita à China.
© ShutterStock
Tech Inovação
"Já estamos à procura de terrenos para eles efetivamente começarem a avançar com uma unidade fabril", disse Vítor Pereira, citado hoje pela estação pública Rádio Macau.
O autarca liderou uma delegação da Covilhã que visitou a sede do grupo Hangzhou Huaguang Advanced Welding Materials, em Hangzhou, a capital da província de Zhejiang, no leste da China.
O grupo trabalha "na área das micro soldaduras" e "tinha tantos trabalhadores como investigadores", apontou Vítor Pereira, que considerou "curiosíssimo a importância que dão ao aprofundamento do conhecimento" e que a autarquia "quer aproveitar".
A delegação, que incluía o presidente da empresa municipal ADC -- Águas da Covilhã, João Marques, passou também por Macau, onde manteve um encontro com o presidente do Instituto dos Assuntos Municipais, José Tavares.
O Huaguang, listado na bolsa de valores de Xangai, a capital financeira da China, foi fundado em 1995 e, de acordo com a página do grupo na Internet, detém 61 patentes ligadas ao fabrico de ligas para soldadura em prata ou cobre.
A empresa vende produtos a mais de 600 empresas tais como as japonesas Panasonic, Mitsubishi e Hitachi e a alemã Siemens, em cerca de 30 países, incluindo Portugal.
Leia Também: Trinta anos depois, Portugal lança o seu segundo satélite para o Espaço
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com