As cirurgias em Portugal (e na União Europeia) estão prestes a ter a ajuda preciosa de um novo equipamento de nome Vinci SP, um sistema robótico capaz de realizar procedimentos mais complexos por via de uma única incisão.
Isto porque o sistema robótico Vinci SP recebeu agora marcação CE, um momento que a Excelência Robótica acredita que representa “um significativo passo em frente” para os sistemas de saúde europeus. Como refere o comunicado oficial da Excelência Robótica este sistema já foi implementado nos EUA em 2018 e também no Japão em 2022.
Graças a tecnologia robótica “de ponta”, visão 3D e um controlo mais avançado, o Vinci SP é capaz de ajudar a realizar procedimentos cirúrgicos mais precisos - reduzindo ao mesmo tempo os tempos de recuperação, de cicatrização e de internamento.
“A obtenção da marcação CE para o sistema robótico da Vinci SP marca um antes e um depois na cirurgia europeia”, afirmou o diretor-geral da Excelência Robótica em Portugal, Pablo Díez. “Não estamos a falar apenas de um avanço tecnológico, mas de uma mudança profunda na forma como a cirurgia é concebida e realizada. Para os pacientes, cirurgiões e todo o sistema de saúde, este sistema representará uma melhoria substancial na qualidade, eficiência e resultados dos procedimentos cirúrgicos".
A implementação em Portugal do Vinci SP está prevista para o verão de 2024.
© Excelência Robótica
Leia Também: Mercedes terá robôs humanoides nas fábricas de automóveis