Os utilizadores de iPhones de 92 países receberam uma notificação a avisar que os dispositivos móveis associados ao respetivo Apple ID estavam a ser alvo de uma tentativa de um ataque mercenário de ‘spyware’.
Conta o site TechCrunch que as notificações - que também foram enviadas para utilizadores em Portugal - começaram alegadamente a ser recebidas a partir das 20:00 (hora de Lisboa) desta quarta-feira, dia 10.
“A Apple detetou que está a ser alvo de um ataque mercenário de ‘spyware’ que está a tentar comprometer de forma remota o iPhone associado ao seu Apple ID”, pode ler-se na notificação recebida pelos utilizadores de iPhones e partilhada pela publicação norte-americana. “Embora nunca seja possível ter a certeza absoluta quando se deteta estes ataques, a Apple tem elevada confiança neste aviso – por favor, leve-o a sério”.
Caso tenha sido um dos utilizadores a receber este alerta, a ‘Empresa da Maçã’ sugere que procure conselhos de segurança adequados através da Linha de Ajuda de Segurança Digital da organização sem fins lucrativos Access Now.
Ainda assim, a Apple nota que esta linha de ajuda não providenciará informações sobre os motivos que levaram ao envio da notificação. No entanto, acredita-se que este “ataque mercenário” possa ter sido levado a cabo por um grupo apoiado por algum governo.
“Não podemos providenciar mais informações sobre o que nos levou a enviar esta notificação, uma vez que isso poderia ajudar os atacantes mercenários de ‘spyware’ a adaptarem o seu comportamento para evitarem ser detectados no futuro”, pode ler-se no comunicado da empresa.
Leia Também: Apple está cada vez menos dependente da China