Telescópio Hubble ajudou a detetar um (misterioso) buraco negro
Os investigadores acreditam que pode ter uma massa 8.200 vezes superior à do nosso Sol.
© Hubble
Tech Espaço
Um grupo de investigadores do Instituto de Max Planck, na Alemanha, recorreu ao Telescópio Espacial Hubble para observar um misterioso buraco negro - o qual tem dimensões pouco habituais neste tipo de fenómeno.
Entre buracos negros de menores dimensões e buracos negros vastamente maiores do que o nosso Sol, este buraco negro observado nas imediações da Omega Centauri parece ter um tamanho médio que coloca algumas questões interessantes sobre como se desenvolvem estes fenómenos.
“Descobrimos sete estrelas que não deveriam estar [na Omega Centauri]. Estão a deslocar-se tão rapidamente que deveriam escapar do aglomerado e nunca mais voltar. A explicação mais provável é que um objeto muito grande esteja a atrair gravitacionalmente estas estrelas e mantendo-as perto do centro. O único objeto que pode ser tão grande é um buraco negro, com uma massa pelo menos 8.200 vezes superior à do nosso Sol”, explicou em comunicado um dos investigadores principais do estudo, Maximilian Häberle.
A equipa de investigação pretende levar a cabo mais observações recorrendo ao Telescópio Espacial James Webb, pelo que ainda poderemos saber mais sobre este misterioso buraco negro num futuro próximo.
Leia Também: Detetado "despertar" de buraco negro em galáxia. Alterações nunca vistas
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com