Os mitos (e verdades) sobre a rivalidade entre o iPhone e o Android
É um dos maiores debates entre os aficionados por tecnologia.
© Shutterstock
Tech Telemóveis
A rivalidade entre o iPhone (iOS) e o Android tem sido uma das mais acirradas desde que temos os telemóveis modernos, com discussões entre os apoiantes das duas causas que facilmente resultam em alguns mitos sobre o tipo de pessoas do outro lado da ‘barricada’.
Estes mitos transferem-se muitas vezes para a própria experiência oferecida pelo iPhone ou telemóveis Android, o que poderá levar algumas pessoas a terem receio de experimentar algo diferente do que têm naquele momento.
O site TechTudo resolveu então responder a alguns dos principais mitos do eterno debate entre o iPhone e o Android, os quais vão desde o preço, passando pela segurança e até à cada vez mais relevante capacidade de personalização.
O iPhone é só para ricos?
Por muito que tenha sido criada esta imagem sobre quem compra telemóveis da Apple, este mito é realmente isso e não corresponde à verdade. O modelo mais barato da ‘Empresa da Maçã’ - o iPhone SE - está disponível por 549 euros, enquanto a versão base do mais recente iPhone 15 pode ser sua a partir do preço de 989 euros.
Olhando para a concorrente mais próxima da Apple, a Samsung, conseguimos perceber que os telemóveis da marca sul-coreana não andam muito longe destes valores. O Galaxy A55 5G, por exemplo, está disponível por 499,90 euros. Já o modelo mais barato da mais recente geração de telemóveis da Samsung, o Galaxy S24, pode ser adquirido por 849 euros
O iPhone não apanha vírus?
Infelizmente, trata-se de um mito. Poderá pensar que o facto de o iPhone desfrutar de um ecossistema mais controlado que o torna invulnerável a ameaças, mas tal não corresponde à verdade e é um telemóvel tão propenso a vírus como qualquer outro.
É por isso que é importante realizar todas as atualizações de segurança que forem lançadas e atualizar as suas apps de mensagens.
O ecossistema da Apple é o melhor?
Mesmo que marcas como a Samsung estejam à procura de criar uma experiência mais integrada entre os seus dispositivos, a verdade é que este continua a ser o grande argumento para adquirir um dispositivo da Apple.
A compatibilidade entre o iPhone, iPad, Mac, Apple Watch e AirPods continua a não ter rival e conseguem proporcionar uma sinergia sem igual às pessoas que tenham vários produtos da Apple a funcionar.
Android tem mais opções de personalização?
Sim, é verdade. O facto de o Android ser um sistema operativo mais aberto faz com que mais marcas e developers consigam criar experiências mais personalizadas, com ‘launchers’ que conseguem transformar por completo a utilização do telemóvel.
Este é um departamento no qual a Apple se tem esforçado por aprofundar mas, ainda assim, a personalização do sistema operativo da Google continua a ser uma das suas principais vantagens.
Os iPhones recebem atualizações durante um período mais prolongado?
Esta é uma das grandes vantagens de ter um sistema operativo dedicado e exclusivo e, portanto, sim, é verdade que os iPhones contam com atualizações durante mais tempo. Basta olhar para o ainda por lançar iOS 18 que é compatível com o iPhone Xr, iPhone Xs e iPhone Xs Max - dispositivos lançados em 2018 e que ainda terão direito a novas funcionalidades com esta nova versão do sistema operativo.
A Google anunciou que os novos Pixel 9 terão direito a atualizações durante sete anos e há mais marcas de telemóveis Android que estão a apostar em prolongar o período no qual lançam atualizações para os respetivos dispositivos móveis. A seu tempo, quem sabe, o Android poderá estar ao nível dos iPhones neste departamento.
Há maior variedade de telemóveis Android?
Sim, com certeza. Os iPhones são produzidos por uma única marca, o que contrasta fortemente com o facto de haver várias empresas espalhadas pelo mundo a lançar telemóveis Android.
Isto faz com que qualquer pessoa tenha a oportunidade de encontrar um telemóvel Android ao seu gosto, seja no que diz respeito a design, cores ou até funcionalidades. Se gosta de ter um telemóvel que seja a sua ‘cara’, então é mais provável que o encontre no catálogo de dispositivos Android.
Leia Também: Investigador revela idade ideal para dar primeiro telemóvel ao seu filho
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com