Meteorologia

  • 19 SEPTEMBER 2024
Tempo
22º
MIN 18º MÁX 26º

Estudo revela que IA tem reduzido produtividade dos trabalhadores

Estes mesmos trabalhadores dizem ainda ter mais trabalho com a introdução destas ferramentas.

Estudo revela que IA tem reduzido produtividade dos trabalhadores

A chegada ao mercado do ChatGPT no final de 2022 levou várias empresas a reavaliarem os próprios processos de forma a acomodar a introdução de ferramentas de Inteligência Artificial (IA).

 

No entanto, um estudo levado a cabo pelo Instituto Upwork nota que a adoção destas ferramentas nem sempre resulta em maior produtividade ou tempo livre para os funcionários.

O estudo partiu de um inquérito com 2,5 mil participantes - incluindo 1.250 executivos, 625 trabalhadores e 625 ‘freelancers’ dos 18 aos 78 anos - provenientes dos EUA, Reino Unido, Austrália e Canadá. 

O inquérito levou 77% dos trabalhadores a afirmarem que o uso destas tecnologias não só reduziu a produtividade como também aumentou a carga de trabalho, nomeadamente por via de fazer uma revisão mais cuidada. Quase 40% dos participantes disse mesmo que estão a dedicar mais tempo a verificar os conteúdos criados por IA, com outros 23% a admitir que têm de investir mais tempo a aprender a usar esta tecnologia.

As maiores expectativas de produtividade dos patrões parecem estar a manifestar-se nos trabalhadores, com 47% a dizer que não sabem como alcançar esses ganhos.

Leia Também: Pessoa ou IA? Estes são os sinais a que deve estar atento para distinguir

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório